Em comemoração aos 2 anos em cartaz e a marca de 100 mil espectadores apresentamos espetáculo-show-performance da atriz e palhaça Rafaela Azevedo.
14/01/2025, às 20h00
Rua do Passeio, 38 -
Centro, Rio de Janeiro - RJ
20021-290
Com direção e dramaturgia Rafaela Azevedo e Pedro Brício, e direção musical da cantora e compositora Letrux, o espetáculo usa a personagem “Fran”, sucesso da atriz no Instagram (@fran.wt1) para promover uma irreverente e debochada reflexão sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero.
Num misto de cabaré com circo e show de mulher-gorila, Fran diverte o público virando ao avesso os estereótipos do feminino: com humor e ironia, inverte a lógica machista e brinca com a plateia fazendo com que os homens ‘provem do seu próprio veneno’.
Numa fusão das linguagens de circo e teatro, o solo KING KONG FRAN, protagonizado pela personagem-título Fran, criação da atriz e palhaça Rafaela Azevedo, convida o público a conhecer o avesso dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade.
Partindo de referências como a atração circense "Monga, A Mulher Gorila", e King Kong, o gorila gigante do cinema, Rafaela questiona a sexualidade e a distinção de gênero na construção social.
Entre brincadeiras (consentidas), relatos e músicas, a atriz interage com os espectadores propondo que experimentem inversões dos estereótipos de gênero.
Fazendo o papel secularmente atribuído aos homens, Fran os aborda fazendo convites e propostas. A plateia reage bem, e embarca na brincadeira.
Pedro Brício, coautor e codiretor, é quem conta: “Conheci o trabalho da Rafa num outro espetáculo, em que ela dublava a música ‘Toxic’, da Britney Spears. Terminou e eu falei, quero fazer um espetáculo com você. Fiz este projeto por ter visto uma artista extraordinária. Ela não é só uma comediante, ela é também palhaça, e o ‘King Kong Fran’ tem também essa especificidade, da palhaçaria, da performance, junto com o teatro. Tem um lugar híbrido que eu adoro. A base do jogo do palhaço é com o público. Então, é um espetáculo de franca comunicação, muito engraçado e também provocador, de muita empatia. O sucesso dele vem daí.
Estamos falando de machismo, patriarcado, inversão de papéis, gênero. Quando ela fala da história do King Kong e também da história da mulher-gorila, fica muito evidente essa objetificação da mulher, tanto no circo quanto na vida cotidiana. As interações com a plateia são reveladoras, além de muito engraçadas.
Na comunicação com o público, sobretudo o feminino, a Rafa expõe de uma maneira muito crítica os papéis sociais do homem e da mulher. E como ela inverte jogo e faz também o papel dos homens, acho que tudo fica muito divertido para eles também.”
Estudou Cinema na Universidade Federal Fluminense e fez Mestrado em Teatro na Uni-Rio. Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola Internazionalle Dell’atore Comico (Italia) e a École Philippe Gaulier (Londres).
Escreveu e dirigiu as peças “Sonhos de uma noite com o Galpão”, “O Condomínio”, "A outra cidade", "Me salve, musical!", "Trabalhos de amores quase perdidos", "Cine-Teatro Limite", "A incrível confeitaria do Sr. Pellica", entre outras. Recebeu alguns dos principais prêmios do país pelo seu trabalho, como Shell, Questão de Crítica, Contigo e APCA.
Tem textos traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participou da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, da Semana de Dramaturgia Contemporânea, em Guadalajara, e da mostra Una Mirada al Mundo, no Centro Dramatico Nacional, em Madri. Como diretor, encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda Hilst. Recentemente escreveu e dirigiu os espetáculos “King Kong Fran” (em parceria com Rafaela Azevedo) e o musical “Ícaro and the black stars”.
RAFAELA AZEVEDO - coautora, codiretora e atriz Idealizadora, intérprete, codiretora e Codramaturga do espetáculo “King Kong Fran”. Ganhadora do Prêmio Glamour 2024, indicada ao Prêmio do Humor como Melhor Performance, Melhor Espetáculo e Melhor Direção e ao Prêmio APTR.
A artista também é idealizadora e intérprete do espetáculo de palhaçaria "Fran World Tour - eu só preciso ser amada". Estreou no Brasil em 2018 e em 2019 circulou em âmbito nacional e internacional - esteve na Itália e na Alemanha.
Participou dos principais festivais de palhaçaria feminina do Brasil: "Esse Monte de Mulher Palhaça" em 2018, "Encontro Internacional de Mulheres Palhaças de São Paulo" em 2019. Integrou a programação do "Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas / Rede Internacional de Mulheres – THE MAGDALENA PROJECT" em 2015 e 2018.
Formada pela Casa das Artes de Laranjeiras em 2011, Rafaela iniciou sua carreira em 2012 como integrante do Grupo Teatral Moitará, referência no Brasil sobre pesquisa de linguagem da máscara teatral. Participou do Polo Carioca de Circo, coordenado pelo Grupo Off-Sina, no estudo da palhaçaria sob a perspectiva de diferentes profissionais renomados na área, como Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Ésio Magalhães.
Estudou e trabalhou com Enrico Bonavera (Piccolo Teatro de Milão, Itália) mestre e expoente da Commedia Dell'Arte; Donato Sartori e Paola Piizzi (Centro Máscara e Estrutura Gestual, Itália) referência na pesquisa e confecção da máscara teatral.
Lina Della Rocca (Teatro Ridotto, Itália) atriz, diretora e pedagoga integrante do grupo internacional de pesquisa Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, e que integra outro importante grupo de teatro, o Odin Teatret, de Eugenio Barba.
Assina a direção e dramaturgia dos espetáculos “Não aprendi dizer adeus” de Barbara Salomé e “A Ira do Agero” de Débora Veneziani. Ao lado de Pedroca Monteiro também assina a direção do espetáculo musical cômico "Canções para Matrimônio", de Ingrid Gaigher e direção do show "Kitch Completo", da artista Natascha Falcão. É idealizadora e diretora do Laboratório Estado de Palhaça e Palhaço, escola que difunde a técnica da palhaçaria.
FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: Rafaela Azevedo e Pedro Brício
Atuação e Idealização: Rafaela Azevedo
Direção Musical: Letrux
Cenografia: Carola Leal, Gabriela Prestes e Álvaro Antônio Ferreira
Figurino: Natascha Falcão, Bruno Pimentel e Bold Strap
Iluminação: Ana Luzia de Simoni
Direção de Arte: Gabriela Prestes e Carola Leal
Assistência de Direção de Arte: Álvaro Antônio Ferreira
Identidade Visual: BBhiits
Assistência de Direção: Tamie Panet
Operadora de Som: Joana Guimarães
Operadora de Luz: Cris Ferreira
Produção: Victor Vaz
PEDRO BRÍCIO - coautor e codiretor
Serviços:
Classificação Indicativa: 18 Anos
Duração: 80min
1. DESCONTO 15% - TEATRO AMIGO
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4. DESCONTO 50% - REDE D´OR
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5. DESCONTO 50% - CLUBE O GLOBO
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6. DESCONTO 50% - PRODIGY SANTOS DUMONT
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7. DESCONTO 50% - INSTITUTO CULTURAL VALE
- Bilheteria: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante apresentação do crachá Vale.
- Online: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante) selecionando a opção “desconto 50% - Instituto Cultural Vale”, comprovação deve ser feita presencialmente, mediante a apresentação do crachá Vale na entrada do evento.
8. DESCONTO 50% - BMA ADVOGADOS
- Bilheteria: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante apresentação do crachá BMA.
- Online: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante) selecionando a opção “desconto 50% - BMA Advogados”, comprovação deve ser feita presencialmente, mediante a apresentação da carteirinha na entrada do evento.
9. DESCONTO 50% - NORSUL
- Bilheteria: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante apresentação do crachá NORSUL ou contracheque.
- Online: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante) selecionando a opção “desconto 50% - Norsul”, comprovação deve ser feita presencialmente, mediante a apresentação do crachá NORSUL ou contracheque.
10. DESCONTO 30% - WHITE MARTINS
- Bilheteria: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante apresentação do crachá WHITE MARTINS ou contracheque.
- Online: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante) selecionando a opção “desconto 30% - White Martins”, comprovação deve ser feita presencialmente, mediante a apresentação do crachá White Martins na entrada do evento.
11. DESCONTO 25% - CAARJ
- Bilheteria: compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante apresentação a carteirinha da OAB.
- Online: compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante) selecionando a opção “Promocional CAARJ - 25%” e inserir o código promocional, caso você não tenha este código, entrar em contato com o SAC da CAARJ, comprovação deve ser feita presencialmente, mediante a apresentação da carteirinha na entrada do evento.
O Teatro Riachuelo Rio informa: confira os benefícios de meia-entrada e documentos comprobatórios exigidos em todo estado do Rio de Janeiro.
- Estudantes:
Estudantes devem apresentar o DNE(Documento Nacional Estudantil), que deverá constar obrigatoriamente os seguintes dados: nome civil completo; ou nome social, na hipótese de estudante travesti e transexual; nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado; grau de escolaridade; curso, obrigatório para estudantes de curso técnico, graduação e pós-graduação; data de nascimento do estudante; documento de identidade (RG, CNH, RNE ou passaporte); cadastro de pessoa física do Ministério da Fazenda (CPF), obrigatório para estudantes de graduação, especialização, mestrado ou doutorado; código de uso; data de validade até março do ano subsequente ao da expedição da CIE, no verso do cartão. Na hipótese de estudante travesti e transexual, apenas o nome social será impresso na CIE, acompanhado da seguinte declaração em local visível: “documento impresso com nome social”. Neste caso, o nome civil do estudante poderá ser consultado na versão digital da CIE, conforme orientações abaixo. Na face de identificação do documento constará uma fotografia recente do estudante, na proporção 3x4. Código de uso: é o número de registro do estudante contendo uma sequência alfanumérica única em todo o território nacional para cada CIE emitida, de até 8 (oito) caracteres. A obrigatoriedade do QR Code consta na portaria nº 2 do ITI e passou a vigorar a partir de 31 de maio de 2017 Consulte também: www.documentodoestudante.com.br Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015.
- Idosos:
Idosos de 65 anos ou mais deverão apresentar documento de identidade oficial com foto.
- PCDs (Pessoas com Deficiência):
Pessoas com Deficiência deverão apresentar o cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento da apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- Jovens de Baixa Renda:
Jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos deverão apresentar carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- Menores de 21 anos:
Menores de 21 anos deverão apresentar Carteira de identidade ou documento com foto válido.
- Professores e Profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino, da Rede Pública Estadual de Ensino e da Rede Particular de Ensino:
Professores deverão apresentar carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.