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Em Nome Da Mãe

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Com dramaturgia e atuação de Suzana Nascimento, “Em Nome da Mãe” reestreia em 10 de abril no Teatro Adolpho Bloch

Data(s)

Temporada de 10/04 até 04/05/2025. De Quinta à Sábado: 20h00 e Domingo: 17h00

Teatro Adolpho Bloch

Rua do Russel , 804 -

Glória, Rio de Janeiro - RJ

22210-010

Versão audiovisual da montagem foi laureada em quatro categorias no 16º Prêmio APTR de Teatro: espetáculo, atriz, direção e música

 

Ao deixar de lado o aspecto religioso e desmistificar a figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus, o espetáculo “Em Nome da Mãe” aborda a jornada íntima de uma mulher jovem, pobre, não casada – e grávida, tendo por isso sofrido os preconceitos de uma sociedade conservadora, patriarcal e machista. A história milenar, escrita por homens na Bíblia, aqui é contada por sua protagonista antes de se tornar a mãe do filho de Deus. Baseada na obra homônima do premiado autor italiano Erri de Luca, a peça foi concebida para o palco por Suzana Nascimento, que também estrela o monólogo, em sua primeira montagem no Brasil. A direção é de Miwa Yanagizawa.

 

O espetáculo “Em Nome da Mãe” estreou em 13 de abril de 2024 de forma presencial em uma circulação por oito unidades do Sesc no estado do Rio: Teresópolis, Barra Mansa, Valença, Madureira, Campos, Nova Friburgo, São João do Meriti e São Gonçalo.

 

Em 2015, Suzana Nascimento teve contato pela primeira vez com a obra de Erri de Luca. O livro “Em Nome da Mãe” conta em primeira pessoa a história da gestação de Maria de Nazaré, desde o anúncio de sua gravidez imaculada pelo anjo Gabriel até o nascimento de Jesus. Arrebatada pelo livro, a atriz construiu uma dramaturgia para ser encenada, aprofundando o olhar para o feminino. Nela, a jovem mulher ganha voz própria e coloca em evidência sua dimensão não apenas humana como feminina: ela relata sua coragem e suas incertezas, as perseguições, os constrangimentos diante de intrigas e acusações, seus medos e sonhos.

 

A peça fez sua estreia em versão audiovisual durante a pandemia, em agosto de 2021, dentro do projeto “Arte em Cena – Temporadas”, braço de temporadas teatrais do projeto em que o Sesc RJ transmite espetáculos artísticos em suas plataformas digitais. A montagem foi laureada em quatro categorias no 16º Prêmio APTR de Teatro, em 2022: espetáculo, atriz protagonista (Suzana Nascimento), direção (Miwa Yanagizawa) e música (Federico Puppi).

 

“Não estamos fizemos uma transposição do audiovisual para o presencial. Retrabalhamos a linguagem, a luz foi criada para o palco pela Ana Luzia Molinari de Simoni em parceria com Hugo Mercier”, diz Suzana Nascimento. A atriz também destaca os momentos pontuais de interação com público na montagem presencial. “Essa interação é uma característica do meu trabalho desde o meu monólogo ‘Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha’, premiado nos Festivais FITA e Cena Contemporânea, em 2014, que também fez circulação por diversas unidades do Sesc”, explica.

 

A ideia de ir além da simples adaptação do texto para o teatro veio aos poucos. Desde a primeira leitura do livro, Suzana sentiu a necessidade de abordar importantes transformações em relação ao universo feminino, e construiu uma nova dramaturgia, com outros personagens e situações. Ao lançar um olhar contemporâneo sobre uma história contada há mais de 2 mil anos, a peça abre espaço para reflexões sobre o feminismo e sobre os comportamentos patriarcais que atravessaram o tempo até nossos dias.

 

A peça passeia por importantes arquétipos da alma feminina. Em cena, Suzana dá voz a três mulheres – a donzela Maria (ou Miriam, como é chamada em hebraico), a atriz (uma mulher de 46 anos) e a anciã (Maria, em sua velhice, carregando em si a ancestralidade feminina) – que relatam a jornada da protagonista, intercaladas com histórias da vida da própria atriz e temas da atualidade. “Só existem seis falas atribuídas a Maria em toda a Bíblia. Pouco se escreveu sobre ela. A peça é uma investigação sobre sua jornada íntima, trazendo uma Maria profundamente humana, em plena metamorfose, se apoderando de sua própria história”, conta Suzana.

 

“Fui arrebatada pela obra. Foi uma desconstrução da imagem romântica que eu tinha da Maria, que nos chega perfeita, como aquela que vemos nos presépios de Natal”, conta a diretora Miwa Yanagizawa. “Humanizar a figura da Maria e mostrar a opressão sofrida por essa mulher amplia o movimento libertário feminista”, diz a diretora, que vê neste trabalho um diálogo com seus dois espetáculos anteriores, “Nastácia” e “Eu matei Sherazade, confissões de uma árabe em fúria”.

 

Ficha técnica

Direção MIWA YANAGIZAWA

Concepção, dramaturgia e atuação SUZANA NASCIMENTO a partir da obra de ERRI DE LUCA

Direção de arte, figurino e cenografia DESIRÉE BASTOS e JOVANNA SOUZA

Iluminação ANA LUZIA MOLINARI DE SIMONI e HUGO MERCIER

Direção de movimento DENISE STUTZ

Trilha sonora original FEDERICO PUPPI

Participações especiais (trilha) Cantoras RITA BENEDITTO, KACAU GOMES, MARI BLUE, FERNANDA SANTANNAALEXIA EVELLYN

Percussão MARCO LOBO

Voz da mãe (a própria) IRENE PEREIRA DO NASCIMENTO

Operação de som e projetor ROBERTO LUCARO

Direção de palco SABRINA SAVINO

Design gráfico RAQUEL ALVARENGA

Fotografias ELISA MENDES e JÚLIO RICARDO

Vídeos ELISA MENDES

Edição de vídeos para o palco ALMIR CHIARATTI

Assessoria de imprensa PAULA CATUNDACATHARINA ROCHA

Produção ALESSANDRA REIS e CRISTINA LEITE

Direção de produção ALESSANDRA REIS

Coordenação geral SP NASCIMENTO PRODUÇÕES

 

 

Currículos

ERRI DE LUCA – Escritor, poeta e tradutor. Nasceu em Nápoles em 1950 e é considerado um dos mais conceituados autores italianos contemporâneos. Integrou o movimento esquerdista Lotta Continua. Durante a guerra na ex-Iugoslávia, dirigiu comboios humanitários destinados à população da Bósnia. Publicou o seu primeiro livro (“Non ora, non qui”) aos 39 anos. Estudou hebraico e tornou-se tradutor de livros bíblicos e crítico de traduções  da Bíblia, sem ser religioso. Em 2010, publicou “Em Nome da Mãe” (no Brasil o livro é publicado pela Companhia das Letras) sem querer dar uma explicação teológica ou filosófica ao mistério da Anunciação. Escreveu cerca de 60 livros, vários best-sellers na Itália, França e Israel, tendo sua obra foi publicada em muitas línguas.

 

MIWA YANAGIZAWA – Atriz, diretora de teatro, fundadora do Areas Coletivo, onde destacam-se as seguintes criações: “Naquele dia vi você sumir”, “Plano sobre queda e Breu”, de Pedro Brício, que recebeu os prêmios Questão de Crítica (melhor direção e iluminação) e APTR (melhor cenografia). Dirigiu Nastácia, de Pedro Brício, obra a partir do romance O Idiota, de Fiódor Dostoiévski, vencedora dos prêmios Shell e APTR de 2019 (melhor direção).

 

Com frequência, ministra a oficina Estudo para o ator: a escuta, um eixo de pesquisa do Areas Coletivo, que, em 2020, estendeu sua atuação para o espaço virtual como A Escuta: distâncias e aproximações. Como atriz, trabalhou com diretores de teatro como Guilherme Leme Garcia, Gustavo Paso, Adriano Guimarães, Ticiana Studart e José Possi Neto, entre outros. Foi integrante da ciateatroautônomo, dirigida por Jefferson Miranda, por 18 anos. Na TV, participou de novelas e séries como Spectros (Netflix) e da quinta temporada de Sessão de Terapia (com direção de Selton Mello, no GNT e Globoplay). No cinema, fez longas e curtas-metragens como “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello e “Omoidê”, de Dannon Lacerda.

 

SUZANA NASCIMENTO – Atriz, dramaturga, diretora, contadora de histórias, produtora cultural, com 25 anos de carreira. Formada em interpretação (CAL) e Produção Cultural (UFF). Premiada como Melhor Atriz, pelos solos de sua autoria “Em nome da mãe”, com direção de Miwa Yanagizawa (agraciado com APTR 2022 nas categorias melhor atriz, espetáculo, direção e música) e “Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha”, dirigido por Isaac Bernat (premiado nos Festivais FITA e Cena Contemporânea, 2014).

 

Atuou em mais de 20 espetáculos, com destaque para “Julius Caesar – Vidas Paralelas”, peça comemorativa de 35 anos da Cia. Dos Atores, com direção de Gustavo Gasparani (Prêmio de Melhor Elenco no festival FITA 2023); “Os impostores” e “Alice mandou um beijo”, direção de Rodrigo Portella; “Dançando no escuro”, direção de Dani Barros; “Preciso Andar”, direção de Ivan Sugahara; “A menina Edith e a velha sentada”, direção de Lázaro Ramos; “Consertam-se Imóveis”, direção de Cynthia Reis; “O que você gostaria que ficasse”, direção de Miguel Thiré; “Peças de Encaixar”, da Cia. dos Atores, com direção de Cesar Augusto e Susana Ribeiro), entre outras.

 

Criou o curta “Árvore mãe” (2020). Escreveu o livro “Calango Deu!” (ed. Cândido, 2017) e a peça “Contracapa” (2018). Dirigiu “Boquinha…e assim surgiu o mundo”, em parceria com Lázaro Ramos, e “Espaçonave” em parceria com o Corpo Coletivo/MG. Apresentadora e coroteirista da série “Janela Janelinha”, na TV Brasil, em 2014 (indicada ao Prêmio TAL TV da América Latina).

 

Em cinema, atuou em “A suspeita”, direção de Pedro Pelegrino; “Santas”, de Roberval Duarte; “Uber Pool”, de Daan Gielis; “Trauma”, de Lara Lazzaretti. Atuou em diversas novelas na Rede Globo: “Elas por elas”, “Vai na fé”, “Pega pega”, “Segundo Sol”, “Malhação”, “Espelho da vida”; e nas séries “Se eu fechar os olhos agora” e “Ernesto – o exterminador de seres monstruosos e outras porcarias”, na TV Brasil.

 

Como apresentadora e narradora, trabalhou com as orquestras: OSN (Orquestra Sinfônica Nacional) – “Sonho de uma noite de verão” e “Dom Quixote”, regência de Tobias Volkman, e OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) – “Concertos para a juventude” e “Pedro e o Lobo”.

 

Serviços:

 

Classificação Indicativa: 12 Anos
Duração: 60min

 

Plateia A/B - quintas e sextas - R$120,00 
Plateia A/B - sábados e domingos - R$100,00
Lista Amiga - valor único - R$50,00

 

- DESCONTOS: (Válidos para compras na bilheteria do teatro e site/app INGRESSO.COM):

 

*MEIA-ENTRADA: CONFIRA AS REGRAS DA LEI DE MEIA ENTRADA - (Link para as informações de meia-entrada)

É NECESSÁRIO APRESENTAR DOCUMENTO QUE COMPROVE O DIREITO AO DESCONTO NA ENTRADA DO ESPETÁCULO.

Consulte também: https://www.documentodoestudante.com.br/

 

1. DESCONTO 50% VIZINHOS DO TEATRO ADOLPHO BLOCH [Público contemplado: Moradores dos prédios em torno do Teatro Adolpho Bloch]

- Bilheteria: compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante o comprovante de residência da rua Praia do Flamengo, dos números 2 a 20.

- Online: compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), comprovação deve ser feita presencialmente, mediante a apresentação do comprovante de residência no ato da compra.

 

2. DESCONTO 50% - INSTITUTO CULTURAL VALE

- Bilheteria: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante apresentação do crachá Vale.

- Online: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante) selecionando a opção “desconto 50% - Instituto Cultural Vale”, comprovação deve ser feita presencialmente, mediante a apresentação do crachá Vale na entrada do evento.

 

3. DESCONTO 50% - GIRO METRÔ RIO

- Válido para compra de 1 ingresso. O desconto de 50% será aplicado no valor total do ingresso. Para validar o benefício, insira os 8 dígitos do seu cartão Giro no campo CUPOM (desconsidere os zeros no início do cartão). Ao fazer o cadastro no ambiente Giro aguarde até 48h úteis para validação do desconto. Será obrigatória a apresentação do cartão Giro, junto ao ingresso físico na entrada do Teatro para comprovação do benefício.

 

4. DESCONTO 50% - CLUBE O GLOBO

- Bilheteria: compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante apresentação da carteirinha do Clube O Globo.

- Online: compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante) selecionando a opção “Promocional Clube O GLOBO - 50%” e inserir o código promocional, caso você não tenha este código, entrar em contato com o SAC do Clube o Globo, comprovação deve ser feita presencialmente, mediante a apresentação da carteirinha na entrada do evento.

 

5. DESCONTO 50% - PRODIGY SANTOS DUMONT

- Bilheteria: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante), mediante apresentação do e-mail de confirmação da reserva, não existe modelo padrão pois podem ser feitos através de diversas plataformas (decolar, hotéis.com. Booking, etc...) .

- Online: Compra de até dois ingressos (beneficiário + acompanhante) selecionando a opção “desconto 50% - Prodigy Santos Dumont”, comprovação deve ser feita presencialmente, apresentação do e-mail de confirmação da reserva, não existe modelo padrão pois podem ser feitos através de diversas plataformas (decolar, hotéis.com. Booking, etc...) na entrada do evento.

 

6. DESCONTO 15% - INGRESSO TRR. TAB.EVRH

- O público que adquirir ingresso para qualquer programação do Teatro Riachuelo, Teatro Adolpho Bloch, EcoVilla Ri Happy deverá apresentar o ingresso na bilheteria do Teatro Adolpho Bloch. Promoção válida para todos dias de espetáculos, sobre o preço de inteira e para qualquer setor.

Tipo de atração:

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